Notícia

04/10/2017

Ford anuncia parceria com a Lyft, de carona compartilhada, para popularizar os futuros carros autônomos


A ideia é simples: no futuro, quando um cliente abrir o aplicativo da Lyft num período de alta procura, será possível despachar um carro autônomo para levá-lo até o seu destino de forma rápida e segura

A Ford anunciou uma parceria com a Lyft, principal empresa de carona compartilhada por aplicativo dos Estados Unidos, como forma de abrir caminho para a popularização dos carros autônomos e torná-los acessíveis às massas. A ideia é simples: no futuro, quando um cliente abrir o aplicativo da Lyft num período de alta procura, será possível despachar um carro autônomo para levá-lo até o seu destino de forma rápida e segura.

“Não há dúvida de que os veículos autônomos vão impactar o modo como as pessoas e os bens serão transportados no futuro. Mas a magnitude desse impacto, e a rapidez com que eles serão introduzidos na sociedade, depende em grande parte do trabalho conjunto das empresas, do governo e do público”, explica Sherif Marakby, vice-presidente de veículos autônomos e eletrificação da Ford.

Segundo ele, a Ford continua a avançar no desenvolvimento da tecnologia do carro autônomo, com o sistema de direção virtual da Argo AI, ao mesmo tempo em que está preocupada em criar a infraestrutura e os sistemas necessários para viabilizar esse serviço.

A parceria combina a capacidade das duas empresas: a Lyft conta com uma base formada de clientes, uma demanda crescente de viagens e um forte conhecimento do fluxo de transporte nas cidades, e a Ford tem experiência no desenvolvimento da tecnologia de carros autônomos e produção em escala. Além disso, ambas possuem experiência no gerenciamento de frotas e “big data”.

Esse compartilhamento de informações vai ajudar na tomada de decisões estratégicas para o futuro, como, por exemplo: como conectar a plataforma de tecnologia com novos parceiros para despachar um veículo autônomo, em que cidades implantar o serviço e o tipo de infraestrutura necessária para manter a frota disponível.

“Alguns vêem a oportunidade dos veículos autônomos como uma corrida para ser o primeiro. Mas estamos concentrando nossos esforços na construção de um serviço baseado nas necessidades e desejos reais das pessoas. Colocamos uma alta prioridade na segurança para que os clientes confiem na experiência que a nossa tecnologia vai oferecer um dia”, completa Marakby.

Nessa fase de desenvolvimento, a Ford terá veículos com motoristas humanos operando na rede da Lyft para testar a compatibilidade da sua plataforma de tecnologia com o serviço. Os times de desenvolvimento das duas empresas estão trabalhando juntos na programação para que os sistemas possam se comunicar. O objetivo é que os clientes não percebam nenhuma diferença ao usar o serviço.

A Ford também vai conectar seus veículos autônomos de teste à rede da Lyft, mas não pretende transportar clientes até ter certeza de oferecer uma experiência confiável e positiva com a nova tecnologia. Quando ela estiver pronta, os carros autônomos vão operar junto com a atual base de motoristas da Lyft para atender os clientes nos momentos de maior procura.

“Esperamos que a parceria com a Lyft acelere os nossos esforços para construir um negócio de veículos autônomos seguro e sustentável. Com a rede e experiência da Lyft e a nossa capacidade de escala em veículos autônomos, queremos desempenhar um papel importante para popularizar os benefícios dessa tecnologia.”

Fonte:https://media.ford.com/content/fordmedia/fsa/br/pt/news/2017/09/28/ford-anuncia-parceria-com-a-lyft--de-carona-compartilhada--para-.html